sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pão de queijo - simples e gostoso

Esse post é especialmente para as meninas da Curves que pediram a receita do pão de queijo da nossa festa junina. Essa receita é da chef Carla Pernambuco. Já a fiz várias vezes e sempre dá certo. Ele fica macio por dentro e com casquinha crocante por fora.



Ingredientes:

500gr de polvilho AZEDO 
100 ml. de água morna
180 ml. de leite
80 ml. de óleo
2 ovos
250 gr. de queijo minas meia cura - ralado grosso.  A receita original da chef  pede queijo curado, mas sempre fiz com o meia cura e fica muito bom. Na verdade eu nunca encontrei esse queijo curado, por isso fiz a primeira vez com o meia cura e deu certo. Esse queijo meia cura encontra-se facilmente na feira ou em casas do norte.
1 colher (de café) de sal.

Preparo:

Coloque o polvilho em um recipiente e o escalde com a água morna. Mexa bem a água com o polvilho até que se desmanche as "bolinhas" que vai formar. Desfaça as "bolinhas" com as pontas dos dedos mesmo. A receita original sugere que passe essa mistura no processador, mas eu nunca fiz, sempre misturei tudo com a mão mesmo).

Reserve o polvilho.

Em uma panela, mistura o leite, o óleo e o sal. Leve ao fogo e deixe ferver.

Quando a mistura ferver, junte ao polvilho. 

Mexa um pouco.

Depois acrescente os ovos inteiros (levemente batidos) mexa mais um pouco.

Por fim junte o queijo ralado e misture bem.

A massa vai começar a se soltar da mão. 

Faça bolinhas e leve ao forno até dourar (uns 40 a 50 minutos). Ou congele as bolinhas e asse-as quando for servir. Eu sempre unto a assadeira com um pouco de óleo, para não grudar.

Essa receita rende uns 60 pãezinhos. 

DICA: Para as bolinhas ficarem mais ou menos do mesmo tamanho eu pego parte da massa, faço tipo uma "cobrinha" - como na foto - e vou cortando as porções com a faca, desse modo fica mais fácil visualizar.

Beijinhos...



Um comentário:

Drika disse...

Oi!!!
Parece delicioso me deu vontade!
Parabéns pelo blog estou amando conhecer tudo aqi sua cozinha ficou muito linda depois da reforma parabéns

bjss